Nos diversos livros de literatura de Machado de Assis, Jose de Alencar, Lima Barreto e livros de história, esta palavra é comum. O rábula era uma pessoa que atuava como advogado, mas não possuía formação em Direito. Sendo que neste caso podia atuar somente em causas de primeira instância. Na maioria das vezes este profissional adquiria seus conhecimentos jurídicos por si próprio.
Isso era comum no Brasil império até os idos de 1930. Quando a atuação de advogado foi destinada somente a profissionais formados em direito. A população pobre que procurava um rábula, por ser mais acessível devido valores econômicos. No Brasil era muito difícil o acesso a uma formação jurídica, devido boa parte das universidades estarem localizadas nas capitais das Províncias e Estados brasileiros. Em nosso país tivemos diversos rábulas famosos, muitos por trabalharem aos menos favorecidos. Vamos listar alguns, mas caso você tenha mais alguns nomes em sua cidade, escreva nos comentários.
Floro Bartolomeu. (1876-1926). Deputado Federal, Médico e grande aliado político de Padre Cicero. Liderou a Sedição de Juazeiro.
Antônio Conselheiro. Líder de Canudos
Luís Gama. (1830-1882). Jornalista, Escritor. Em suas atuações como rábula defendeu escravos e libertos